GESTÃO DE RISCO
Com o intuito de melhorar os processos e alcançar os objetivos da entidade, a gestão de risco contribui para a antecipação aos riscos, através de adoção de medidas que reduzam o número de incertezas que podem se materializar em problemas e minimizar o efeito daquelas que venham a ocorrer. Desta forma, uma boa gestão de risco significa tentar evitar perdas, tentar diminuir a frequência ou a severidade de perdas.
Os riscos existem e podem tornar o seu negócio vulnerável. A origem dos riscos pode ser externa, como por exemplo mudança de comportamento dos associados e concorrentes, mudança tecnológica, novas leis e regulações, ou interna, que surgem dentro da estrutura da Entidade.
Veja alguns exemplos de riscos envolvidos na operação de uma entidade autogestão de planos contra riscos patrimoniais e que podem ser identificados, analisados, tratados, minimizados e monitorados:
- Fraudes ou golpes financeiros;
- Evento que prejudica a imagem da entidade;
- Relacionamento com voluntários ou consultores;
- Processos judiciais;
- Falta de prestador ou falta de estratégia definida na gestão de prestadores;
- Produto mal estruturado;
- Qualificação de equipe e colaboradores;
- Risco de liquidez;
- Risco operacional
Portanto, a Brasil Atuarial Consultoria contribui para uma gestão de risco embasada na adoção de melhores práticas operacionais e mercadológicas, através do planejamento, identificação, análise qualitativa, análise quantitativa, proposta de medidas estratégias e monitoramento.
Acreditamos que antecipar e gerenciar os riscos é a melhor forma de proporcionar segurança à entidade como um todo.